5 motivos pelos quais o seu negócio precisa das redes sociais

O Marketing digital está em constante evolução e as redes sociais têm lugar na primeira fila quando se trata de estratégia on-line como suporte ao crescimento do negócio. São vários os motivos para estar presente nas redes sociais e alcançar mais clientes, deixamos aqui o que, para nós, são os 5 principais:

1) Alcance

É fácil entender porque os “comunity managers” passam horas a fio a planear, testar e aperfeiçoar a sua e a presença dos seus clientes nas redes sociais. Vamos dar uma vista de olhos a estes números que são bem reveladores das possibilidades de alcance.

O canal Youtube da Google tem mais de 1 bilião de utilizadores. Só o Youtube tem mais de 1/3 de todos os utilizadores da web. Os utilizadores da web assistem a milhões de horas de vídeo no Youtube que geram bilhões de visualizações.

A rede social de Mark Zuckemberg, o Facebook, tem quase 1,4 biliões de utilizadores. Só esta rede social tem quase 50% do total de utilizadores da web. No Facebook são gerados 4.5 biliões de likes diariamente. Há 936 milhões de utilizadores que acedem ao Facebook no mínimo uma vez por dia e 52% dos marketeers que utilizam esta rede social para angariar clientes encontraram, pelo menos, um cliente através da mesma. O curioso é que quase 75% das receitas do Facebook em publicidade provêm do mobile.

A rede social Twitter tem 316 milhões de utilizadores ativos mensalmente que geram 500 milhões de twetts por dia.

O famoso e controverso Google + tem 363 milhões de utilizadores que gera uma utilização do botão “+” por parte dos seus utilizadores na casa dos 15 biliões de vezes por dia.

A rede social Pinterest tem 100 milhões de utilizadores, sendo que 85% dos quais são mulheres. 47% dos utilizadores do Pinterest adquire produtos baseados em pins. 67% do conteúdo fixado no Pinterest vem de sites de comércio eletrónico e 82% dos utilizadores preferem seguir marcas do que celebridades.

Ainda não está impressionado?

Não se preocupe, estas estatísticas são apenas um bom motivo para o ajudar a comercializar os produtos e os serviços do seu negócio e servem apenas para demonstrar o alcance que o seu negócio pode estar a perder por não ter uma presença no mundo das redes sociais. Abaixo continuaremos com mais 4 razões para que as redes sociais façam parte do seu plano de marketing digital.

2) Engagment ou em português construção de relação com os seus atuais e potenciais clientes

Estar presente numa rede social permite-lhe chegar às pessoas e quando dizemos pessoas queremos que tenha bem presente que não nos refirimos ao cliente em si, mas sim, ao seu lado mais pessoal. São vários os especialistas em marketing que explicam que social media é a construção de relacionamento que, como efeito colateral, atrai o público para ação. Esta capacidade de chegar à pessoa, de se ligar ao mundo dela e permitir que ela se ligue com a sua marca e com a sua mensagem é muito mais propensa a que sigam a sua marca e tudo que ela tem para oferecer.

3) Mostrar o seu melhor

Estar junto das pessoas permite-lhe mostrar o seu melhor e ao mesmo tempo o sumo, não só a casca que a sua marca tem para oferecer. Ao usar texto, imagens e vídeos a sua marca estará a criar a hipótese de impressionar o seu público-alvo e ao mesmo tempo a mostrar o conteúdo dos seus produtos ou serviços que o diferenciam das marcas concorrentes. Criar uma estratégia de comunicação através das redes sociais permite-lhe atingir diversos objetivos, incluindo a reputação da marca, o envolvimento com os seus seguidores e até mesmo uma melhor experiência de marca através de informações valiosas que pode passar através das redes sociais ou mesmo outros objectivos que vão de encontro às necessidades da sua estratégia de marketing.

4) Confiança e trafego constante

Se tem ou conhece alguem que tenha um site, concerteza saberá o quão custoso é adquirir tráfego orgânico, ainda mais quando a Google está constantemente a atualizar o seu algoritmo e a referenciar sites para fora do seu SERP (Search Engine Results Page) ou em portugês página de resultados de uma busca. As redes sociais podem ajudar neste caso a um trafego contínuo, constante e confiável para o seu site ou blog sem ter de se preocupar que alguma entidade como a Google decida alterar o seu algoritmo ou mesmo retira-lo das páginas de resultados.

5) Controlo

Por fim, um dos maiores benefícios de estar presente nas redes sociais é o controlo que tem sobre o que é apresentado sobre a sua marca ao seu público-alvo. Ao estar presente pode perfeitamente adaptar a sua estratégia de marketing aos seus objectivos específicos e não deixar nada ao acaso. Existe uma série de ferramentas que vão permitir ajustar toda a sua comunicação conforme o necessário para melhorar constantemente as suas campanhas e aumentar as conversões.

KLPs – Key Learning Points

Provavelmente não haverá melhor altura do que esta para tirar proveito de tudo que as redes sociais têm para oferecer. Se tem um negócio online e não tem uma presença nas redes sociais, então quase que podemos afirmar que está atrasado/a no tempo.

Existe muita informação online para que não tenha desculpas para começar a aprender mais sobre o complexo mundo das redes sociais e o quão vantajoso será para a sua marca estar presente. Claro tem também a opção de contratar um especialista em marketing.

Artigos Relacionados

5 razões para usar email marketing no seu negócio A massificação da internet veio tornar mais simples a forma como podemos chegar aos nossos clientes através do uso do email. Com esta capacidade de ch...
5 motivos pelos quais o seu negócio precisa das redes sociais O Marketing digital está em constante evolução e as redes sociais têm lugar na primeira fila quando se trata de estratégia on-line como suporte ao cre...