5 razões para usar email marketing no seu negócio

A massificação da internet veio tornar mais simples a forma como podemos chegar aos nossos clientes através do uso do email. Com esta capacidade de chegar mais facilmente aos clientes o papel do email marketing tornou-se uma ferramenta imprescindível para as empresas que se preocupam tanto com resultados comerciais como com o reconhecimento da sua marca. O Email marketing é o método de marketing directo que utiliza o email como principal ferramenta de comunicação com os clientes.

 

É uma ferramenta indispensável para empresas que queiram sobreviver e prosperar no ambiente competitivo que se vive nos dias de hoje.

Tanto na vantagem de informar os seus clientes dos seus produtos e serviços e na forma como estes podem ser benéficos para eles o email marketing tem também a grande vantagem de familiarizar os seus clientes com a sua marca e aumentar os niveis de autoridade e reconhecimento face aos seus competidores mais directos.

 

 

Outra das grandes vantagens em usar uma estratégia de email marketing é o facto de comparativamente com outras formas de comunicação online esta ser bastante mais barata e de precisar de uma logistica de conhecimento bem menor. Veja abaixo algumas das razões porque usamos tanto o email como ferrameta de marketing e começe também você a usar esta maravilhosa e simples ferramenta.

 

1) Barato e rápido.

Quando vejo anúncios publicitários na televisão e me ponho a imaginar todo o trabalho que foi feito para criar um anúncio de sucesso, vêm-me logo à cabeça a quantidade de pessoas da equipa de criativos, os atores os stylists a escolha dos locais de filmagem as roupas, etc. Um monte de pessoas e também um monte de dinheiro que é gasto para produzir um anúncio de sucesso. A verdade é que criar um anúncio assim nem está ao alcance de qualquer empresa. Imagine que com email marketing as únicas coisas que precisa é um computador, internet e capacidade de escrever.

2) Foco.

Todos os negócios tem o seu público alvo ideal. Aliás, deixe-me relembrar que mesmo duas empresas diferentes que oferecem os mesmos produtos podem ter públicos-alvo diferentes, isto porque, basta termos pessoas com preferências individuais, certo? Imagine que tem uma empresa que comercializa fraldas para familias que tem crianças. As campanhas de email marketing, geralmente são criadas para pessoas que em alguma fase da relação consigo lhe deram autorização para receberem emails da sua empresa, sejam eles através da assinatura de uma newsletter, de uma oferta tipo ebook onde em troca lhe pede o email para que o possa enviar. Desta forma vai poder optimizar as suas campanhas de acordo com um público que está mais propensa a comprar os seus produtos.

3) Personalização

Ter a capacidade de falar directamente e de forma personalizada com os seus clientes é uma caracteristica muito própria de email marketing. Imagine qundo abre um email e começã olá (seu nome) é fantástico, certo? A relação de amizade que se cria quando o nosso nome é citado, é incrivel. Outra vantagem da personalização é a de customizar a mensagem para datas específicas como aniversários. Isto promove ao mais alto nível o envolvimento dos seus clientes com a sua marca. Enviar este tipo de mensagens com email marketing é simples eficaz.

4) Frequência

O envio de emails é tão simples que pode ser feito várias vezes sem grandes gastos e sem requerer tantos recursos como outras ferramentas de comunicação. Aumentar a frequência de comunicação com os seus clientes cria relação. É talvez uma das melhores formas de quebrar barreiras e torná-lo mais confiante aos olhos de novos clientes.

5) Controlo

A maioria dos programas de serviço de email tem as estatísticas disponiveis para os utilizadores. Com essas estatísticas pode medir o sucesso das suas campanhas e fazer os ajustes necessários. Geralmente as estatísticas mais importantes são o numero de vezes que o seu cliente abriu o email e quais os links em que clicou. Com estes e outros dados pode medir se os objectivos das suas campanhas foram atingidos ou não.